PREMIAÇÃO 1º Prêmio Construtores do Saber

 

 

Construtores do Saber – Professor premia melhores trabalhos em concurso de vídeos

 

                Um grupo de 24 estudantes da 6ª série do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina (CSC) foi premiado pelo trabalho desenvolvido no site Construtores do Saber. O portal foi criado no ano passado, pelo professor Fernando Martins, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e a prática da escrita. A partir daí, ele propôs um desafio aos alunos, que chamou de projeto Gato Malhado e Andorinha Sinhá. “Nós trabalhamos o livro do Jorge Amado dentro de sala de aula e os alunos tinham que recriar a história fazendo um vídeo, que usasse a criatividade deles. E os trabalhos ficaram muito legais”. 

 

                Todos os vídeos foram postados no site e os mais vistos foram premiados pelo professor. Segundo Fernando, a premiação foi instituída com o intuito de estimular os alunos, que fizeram belos trabalhos. Cada turma montou grupos de quatro ou cinco pessoas para desenvolver o vídeo. E não faltou criatividade. Um dos vídeos mais assistidos foi o do grupo da aluna Larissa Almeida Del Lhano, que recontou a história de Jorge Amado a partir de fantoches, confeccionados pelos próprios estudantes. “Esse trabalho foi uma boa oportunidade para conhecermos obras fantásticas, autores consagrados e também sabermos a opinião de outras pessoas sobre aquele livro”, acredita.

 

                Além de ter o trabalho como vencedor, Larissa ainda ganhou outro prêmio. Agraciada com o dom para desenhar, o professor pediu que ela fizesse um desenho especial para ilustrar todo o projeto. E sua criação serviu também como motivo da caneca que Fernando mandou fazer para presentear os alunos. “Todo mundo vai lembrar de mim na hora de tomar chocolate quente”, conta Larissa, entre risos. A estudante também ganhou um livro que conta a incrível narrativa do francês Victor Hugo – Os miseráveis – em quadrinhos. “Já vi o filme, mas estou louca para ler meu livro”.

 

                Como professor de Língua Portuguesa, Fernando afirma que sempre buscou lutar pela língua portuguesa, essa disciplina mal vista por muitos alunos. “A minha intenção é tornar a disciplina mais atraente, afinal de contas, nós falamos em português, nos comunicamos através da língua portuguesa e não tem por que esse medo da língua portuguesa, afinal, viemos para a escola para aprimorar nosso conhecimento da língua”, explica. E se hoje os meios eletrônicos proporcionam novas ferramentas para atrair a atenção dos alunos, por que não aproveitar a internet para tornar o aprendizado mais prazeroso? Foi assim que Fernando teve a ideia de criar o próprio site, que carinhosamente chamou de “Construtores do Saber”, uma vez que ele é feito pelos próprios internautas que o acessarem.

 

                “Há um link específico para apresentar os trabalhos que estão sendo feitos pelo professor e que possibilita aos pais acompanharem mais de perto o que está sendo proposto em sala de aula; há um link para mostrar os textos escritos pelos alunos, como também as resenhas de livros lidos e as críticas e sugestões de leituras; outro link apresenta trabalhos dos outros professores e interessados em discutir o ensino-aprendizagem de nossa língua. Tudo isso na boa intenção de promover um ensino mais gratificante e que também possa ser compartilhado”, afirma com entusiasmo a professora de Literatura Cláudia Paixão Coutinho.

 

                Gabriel Galil Toledo, outro estudante premiado com um dos vídeos mais acessados, conta que é um assíduo visitante e atuante do site. “Já enviei redações para o site e o bacana é que lá você pode ler a redação de outras pessoas para melhorar a sua, até mesmo melhorar a questão de interpretação, ao ler outros textos. Essa ideia do Fernando foi muito boa, porque além de nos incentivar a ler e escrever, a gente vai para a internet para produzir e não só para ficar passeando nas redes sociais. Estou mais incentivado a ler, porque no site tem vários resumos de livros e aí eu fico interessado em ler”, garante.

 

                “O Fernando nos ensinou a interagir com a leitura de outra forma. Não é só pegar no livro e ler. Você pode fazer vídeos e outros trabalhos. Eu sempre gostei de ler, mas esse projeto me incentivou ainda mais, no sentido de buscar novas leituras”. A afirmação de Larissa é a maior recompensa do professor Fernando, que rebate: “A partir do momento em que você acredita no aluno e dá possibilidades a ele de exercitar sua criatividade, o pensamento, a visão de mundo dele, ele se sente muito mais seguro, em todas as matérias”.

 

* Outras informações, com a Assessoria de Comunicação do CSC, pelo telefone 2101-9867.

 

 

Comentários   

 
+4 #6 Alunos Santa Catarina 02-10-2013 15:35
seria tao bom se vc fizesse esse trabalho com o pessoal da 5ª!! ;-)
 
 
+4 #5 Lalelilolu 01-10-2013 17:51
Fernando, vc tem que fazer um trabalho assim de novo. Deve ser divertido! :lol:
 
 
+4 #4 Alunos Santa Catarina 29-09-2013 09:05
Querido,e maravilhoso professor Fernando você precisa de fazer um trabalho tipo esse com a gente a quinta série,além de nos despertar interesse sobre trabalhos assim seria muito divertido,mesmo que ele não ficasse muito bom.

Desculpe o em cômodo,
aluno da quinta série d
 
 
+6 #3 papapapapapapapa 21-06-2013 15:21
muito legal esse trabalho vc tem que fazer esse ano de novo
:P
 
 
+6 #2 HÉLVIA SIMONE 20-06-2013 23:33
:P :-) SIMPLESMENTE MARAVILHOSO :P :roll:
EXCELENTE PROFESSOR = ALUNOS INTERESSADOS, CRIATIVOS, ANIMADOS, ESTUDIOSOS,...
VOCÊ, FERNANDO, ESCREVEU COM AMOR, CARINHO, DEDICAÇÃO, ..., NA HISTÓRIA DE CADA UM DE SEUS ALUNOS E FAMILIARES!
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BJS
 
 
+6 #1 Fernando de Paiva Martins 20-06-2013 19:13
Acesse o link: http://www.santacatarinajf.com.br/index.php/noticias/191-construtores-do-saber-professor-premia-melhores-trabalhos-em-concurso-de-videos
 

Você não tem permissão para enviar comentários

Você está aqui: Home Textos PREMIAÇÃO 1º Prêmio Construtores do Saber