Concurso de Redação

42° Concurso Internacional de Redação de Cartas 2013

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediado em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

Os Correios participam, voluntariamente, pois o Concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio que é “Educação Básica de Qualidade para Todos” da Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivos esses que o Brasil aderiu junto à ONU. Além do incentivo à educação, para os Correios, o Concurso deve promover o incentivo à leitura e produção textual.

No Brasil, este concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

Na fase estadual são premiadas as 3 melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.

 

            Leiam a redação escolhida para representar nosso Colégio, feita pelo aluno Gabriel Oliveira Bomtempo Guedes, 5ªB, sob a supervisão da professora Renata Zaidan, da disciplina Literatura e Produção de Textos.

 

 

Juiz de Fora, 19 de fevereiro de 2013.

 

               Caro amigo OMAR RIOS CLAROS,

            como vai você? E as coisas por aí, como estão? Já se adaptou ao novo horário da escola? Eu ainda estou estranhando um pouco. Ontem acordei e, ainda sonolento, escovei os dentes, tomei um copo d'água e fui para o banho. Embaixo do chuveiro, comecei a pensar sobre a maneira que nós estamos utilizando a água, um bem tão precioso e necessário para nossa sobrevivência.

            Vejo que a água é desperdiçada pelas pessoas na hora do banho, da escovação dos dentes, da irrigação do jardim, esquecendo de desligar o registro enquanto não estão usando. Deste jeito, poderá acabar mais rápido e quem irá sair perdendo, somos nós que, na hora de cuidar, não cuidamos e sim, desperdiçamos.

            Não basta falar e não fazer, prometer e não cumprir, tem que se conscientizar. Muitos acreditam que a água não vai acabar, que ainda existe muita nos oceanos e rios, mas, do jeito que estamos tratando-a, com desrespeito, um dia ela terá fim e nós, infelizmente, também teremos.

            A água também é uma forma de sobrevivência dos pescadores e uma fonte de alimento muito importante para nossa saúde, pois nos fornece peixe, frutos do mar. Os rios e mares são locais que servem como caminhos de transportes aquáticos como os navios, barcos, lanchas e outros.

            Outro dia, vendo a televisão, fiquei muito impressionado com a reportagem que falava sobre o aquecimento global e como isso tem afetado, principalmente, as regiões mais secas do nosso país. Plantações destruídas, animais mortos, famílias passando fome e outras coisas muito tristes , são resultados da falta de água e chuva nesses locais.

            Omar, não podemos nos esquecer de que, cuidando do planeta, nossa vida ficará perfeita! Evitar jogar lixo nas ruas, em rios, praias, porque  lixo se joga no lixo e não na natureza . Com pequenas ações, podemos mudar o mundo. Se quisermos um planeta melhor, nós devemos fazer com que ele fique assim!

             

            Um grande abraço de seu amigo Gabriel.

            Espero te encontrar em breve.

Comentários   

 
+2 #5 Alunos Santa Catarina 02-05-2013 17:05
Citando Santa Catarina:
Parabens a todooos pelos trabalhos feitos principalmente o gabriel pela redaçao incrivel e pelos professores por terem feito esse trabalho de escolher uma pessoa ,somente, para representar a 5 serie toda aposto que devem ter tido dificuldades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:

nao so a quinta serie mais a quinta e a sexta
 
 
+3 #4 Santa Catarina 24-04-2013 15:38
Parabens a todooos pelos trabalhos feitos principalmente o gabriel pela redaçao incrivel e pelos professores por terem feito esse trabalho de escolher uma pessoa ,somente, para representar a 5 serie toda aposto que devem ter tido dificuldades!!! !!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!! :lol:
 
 
+3 #3 Santa Catarina 15-04-2013 13:14
legal mais estou abalado...
 
 
+6 #2 Renata Pereira Zaida 14-04-2013 21:02
Parabéns Gabriel... Estamos esperando ansiosos o resultado...mas já foi uma grande vitória... Obrigada Fernando pela divulgação...
 
 
+6 #1 Fernando de Paiva Martins 14-04-2013 19:55
Parabéns pela caprichada , original e bonita carta, Gabriel. Parabéns, professora Renata, pela inciativa!
 

Você não tem permissão para enviar comentários

Você está aqui: Home Textos Concurso de Redação