A notícia

Ela é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes, e por isso tem uma estrutura semelhante a outros textos jornalísticos como a matéria, a reportagem, etc. Sua introdução se dá através da manchete, que deve ser elaborada de forma que reforce a proximidade da notícia com o leitor, para isso os verbos utilizados nela apresentam-se no Presente do Indicativo.

 

A estrutura deste texto traz, logo no primeiro parágrafo, o ápice da notícia, a principal e mais relevante informação, ou seja, uma notícia inicia-se logo com o desfecho, esse primeiro parágrafo é chamado pela linguagem jornalística de LEAD. Nele são expostas as informações que mais chamam a atenção do leitor para prosseguir com a leitura do texto, em busca de mais informações sobre aquele fato (quem/ quando/onde/como/o que/ por que). Esta estratégia de construção textual é muito utilizada em jornais por motivo de seu caráter informativo, e também por causa do objetivo de trazer ao leitor informações rápidas, claras e precisas. Sendo assim, o leitor tem a opção de aprofundar a leitura ou não, de acordo com os seus interesses.

Outras informações que são responsáveis por detalhes mais importantes são colocadas logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e detalhes sobre as consequências do mesmo. Lembrando sempre que essas informações já são trazidas para o leitor no lead, porém por serem faladas de maneira superficial elas voltam a ser faladas em busca de serem detalhadas.

Durante a introdução à matéria, pedimos aos nossos alunos que criassem uma manchete criativa, curta e interessante e também o lead referente às mesmas. Conheçam algumas delas.

 

Renata Pereira Zaidan

Comentários   

 
+2 #4 Alunos Santa Catarina 01-05-2014 10:02
oi profes renata e fernando, apesar do meu não tá aqui , vc continuam sendo a dupla de professores preferidos meus. :-) :roll:
 
 
+2 #3 Alunos Santa Catarina 24-04-2014 16:20
Nossa Fernando,amei os trabalhos,achei legal e engraçado,e me deu até vontade de imprimir alguns para colocar no caderno de português :D !!!
 
 
+4 #2 Renata Zaidan 23-04-2014 22:01
Obrigada, profº. Fernando por divulgar os trabalhos de nossos alunos e mostrar a importância de tudo que é produzido em sala de aula...
Grande abraço,
Renata P. Zaidan
 
 
+4 #1 Fernando de Paiva Martins 22-04-2014 14:59
Obrigado, prof. Renata Zaidan por compartilhar este bonito trabalho e parabéns aos alunos pela criatividade ! Prof. Fernando
 

Você não tem permissão para enviar comentários

Você está aqui: Home Diário de Classe A notícia