O Vovô General e Vovó Vedete

 

Uma sequência didática é “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um determinado gênero textual oral ou escrito” que tem como finalidade ajudar o aluno a desenvolver melhor o seu texto, “permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação” (Schneuwly e Dolz 2004,p.97).

A sequência textual utilizada em sala de aula foi adaptada de uma proposta que se encontra no livro “Gêneros de Texto no dia a dia do ensino fundamental”, de Ana  Maria de Mattos Guimarães, Daiana Campai-Castilhos e Rafaela Fetzner Drey, Editora Mercado de Letras, Campinas, 2008.

Dentro ainda do domínio do NARRAR, escolhi o gênero Conto de Humor por estar muito próximo do gosto da garotada.

Usei, como fio condutor, vários gêneros textuais (Conto de Fadas ou Conto Maravilhoso, Piada, Conto de Terror ou Suspense e Conto de Humor), pontuando as diferenças e semelhanças entre si, identificando as características gerais e específicas do gênero de texto trabalhado.

A estrutura e os elementos da narrativa foram trabalhados mais uma vez: os primeiros exercícios trabalharam com elementos como espaço, tempo e personagens, chamando a atenção dos alunos para a caracterização engraçada dos personagens, um dos recursos para atingir o humor.

O exercício de número 5 trabalha com as ações narradas no texto, para que o aluno perceba as relações de causa e de efeito, próprias do gênero conto, permitindo a ele, ao produzir a sua própria história, estabelecer essas relações e não apenas enumerar uma série de fatos engraçados.

Foram trabalhados também o foco narrativo, o tipo de narrador. Usei fichas que serviram como roteiro para construir qualquer história do agrupamento do NARRAR.  

No final, os alunos preencheram uma avaliação que serviu como roteiro para que o aluno verificasse seu próprio texto.

 

Faça aqui o download: O Vovo General e Vovo Vedete.pdf

Comentários   

 
+1 #2 Santa Catarina 30-09-2012 20:55
Fernando,


De todas as dificuldades que pensei que teria, sua aula vinha em primeiro plano. Porque eu nunca tinha tido uma matéria específica de literatura. E pra minha surpresa, hoje, posso dizer que, é a aula que mais gosto. Sinto vontade de assistir e aprender cada vez mais. Espero levar por toda minha vida esse aprendizado que você sabe aplicar com dedicação. Obrigado por tudo.
 
 
+1 #1 Bárbara Sales 05-09-2012 21:02
Oi... gostei muito daqui vendo os trabalhos dos alunos do CSC, um colégio que estudei há um tempão e fiquei impressionada com os trabalhos de todos, pois eles contém muito potencial, mesmo sendo diferentes em todos os aspectos... Estão todos de Parabéns. Beijos para todos
 

Você não tem permissão para enviar comentários

Você está aqui: Home Diário de Classe O Vovô General e Vovó Vedete