Poemetria

 Prefácio    

"A reta não sonha."

                                                                                                                                                                                            Manoel de Barros

 Este projeto nasceu da crença em um ensino que coloca o aprendiz como sujeito construtor de seu conhecimento, um ser autônomo e capaz de raciocinar, relacionar, inferir, duvidar, questionar, propor e ir tornando-se, dessa forma, um cidadão pleno porque domina a linguagem e seus usos. Unir duas disciplinas ao mesmo tempo tão distantes e tão próximas, conteúdos, a princípio, tão incongruentes – poesia e geometria – foi possível graças a um saber fazer próprio da criança, um espírito tão repleto do novo, do diferente e, ao mesmo tempo, despojado de preconceitos e lugares comuns. A criança experimenta um mundo rico em imagens, sensações, possibilidades, da mesma forma que o poeta brinca com os sons, transpira alegria e se encanta permanentemente com a palavra.  

O nosso projeto é bem simples: motivados pela leitura do livro "Figuras figuronas", de Maria Alberta Menéres, os alunos aprenderam, nas aulas de matemática, os conceitos das figuras geométricas (triângulo, quadrado, retângulo, paralelgramos, etc) e, nas de Língua Portuguesa, puderam brincar com essas formas, atribuindo-lhes um novo sentido através da poesia.  

Ao reunir esses poemas em livro, sabemos que muitos dos textos aqui publicados não resistam a uma análise valorativa em termos literários. Não foi esse o nosso objetivo. Importa sim, o processo criativo vivido, a experiência libertadora de brincar com as palavras, seus sons e seus sentidos.  

O que descobrimos é que estes poemas revelam a riqueza interior dos nossos alunos: sonhos, segredos, medos, amores, esperanças, descobertas, vivências... Esperamos, leitor,  poder também conquistá-lo com a profunda singeleza dos versos destas crianças.

 

Fernando Martins                                                                                                                                     

                                                       Beatriz Makla

 

 

Apresentação   

Eis que estamos diante de um livro muito especial que conseguiu unir duas formas díspares, tornando possível o encontro da Poesia com a Geometria. Poemetria reúne poemas de 189 alunos do Curso Fundamental do Colégio Santa Catarina, que incentivados pelos professores Fernando Martins e Beatriz Makla, participaram deste cativante projeto para trazer sentido às formas geométricas ou dar voz ao universo de cada uma delas.   

Por esta proposta, o livro já se torna singular.   

Por seu conteúdo, merece muita atenção. Vejam alguns pedacinhos de seus poemas: "As formas geométricas estão em toda parte, se você olhar matematicamente, isto é arte". "Quando chego à biblioteca vejo os livros inclinados, logo lembro da forma oblíqua dos autores apaixonados". "Sou a linha tracejada. Que bom que sou assim, se fosse uma linha cheia, isto não seria bom para mim". "Ponto, começo de tudo. Dois pontos, uma ponte sobre o mundo".  

Com capa do admirado artista plástico Gerson Guedes, senhor das formas geométricas do sentir, o livro se enriquece e torna-se mais especial ainda. Projetos desta natureza precisam ser incentivados neste nosso universo ainda tão pobre de cores e criatividade.   

Como editora, tenho o privilégio de participar deste "acontecimento", e me congratular com estes professores e alunos irmanados na bela e sempre contemporânea arte de ensinar e aprender, formando pessoas para a vida.

 

Maria Helena Sleutjes

 

 

 Leia matéria no site do Colégio Santa Catarina :  http://www.santacatarinajf.com.br/index.php/noticias/278-poemetria

Veja matéria no MGTV : http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/mgtv-mostra-juiz-foranas-empreendedoras/3199961/ 

Baixe agora o livro em versão PDF   Poemetria.pdf - Download

Comentários   

 
+9 #1 Alunos Santa Catarina 19-03-2014 14:50
Legal o negocio da poemetria não tinha noção do que era! 8) 8) 8)
 

Você não tem permissão para enviar comentários

Você está aqui: Home Alunos Projetos Interdisciplinares Poemetria